Pesquisas

Cognitive biases in fibromyalgia diagnosis

Os vieses cognitivos são padrões previsíveis de erros que podem ser repetidos durante os processos de tomada de decisão. Eles existem nas mais diversas áreas, da administração à medicina. Dentro da medicina, diagnosticar doenças com base em sintomas inespecíficos tem ficado cada vez mais suscetível a esses vieses.

A fibromialgia é uma doença para a qual não existe um exame laboratorial que confirme o diagnóstico. Na literatura atual, pode ser diagnosticada com base na experiência clínica do médico ou diagnosticada com base em série de diretrizes que levam ao diagnóstico.

Embora não haja evidências oficiais de que os vieses cognitivos interferem na tomada de decisões médicas, doenças que dependem inteiramente dos sintomas de um paciente para diagnóstico deveriam ser cognitivamente orientadas por definição. Aumentar o conhecimento e sensibilizar os profissionais para reconhecer esses vieses cognitivos pode ser o primeiro passo para diminuir o erro de diagnóstico de fibromialgia.

Acesse o artigo completo:

DE SANTANA, Felipe Mendonça; COBRA, Jayme Fogagnolo; FIGUEIREDO, Camille Pinto. Cognitive biases in fibromyalgia diagnosis. Joint Bone Spine, p. 105339-105339, 2022. https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1297319X2100213X?via%3Dihub