Pesquisas

COVID-19: One pandemic shading another

A primeira onda da pandemia de Covid-19 que eclodiu em 2020, acarretou um aumento de forma acentuada das doenças relacionadas à saúde mental, tais como ansiedade, depressão, transtorno de angústia aguda e burnout. Naquele período, o contato interpessoal foi interrompido devido a quarentena e agravou um problema conhecido: a violência doméstica contra a mulher.

Dra. Camille Pinto Figueiredo, médica reumatologista e pesquisadora, produziu um editorial sobre o assunto. Mostrando que esse drama foi percebido em vários países como China, Rússia, Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Austrália.

Os dados resumem o cenário alarmante em que estamos vivendo: à medida que a pandemia se intensifica, os relatos de violência doméstica contra as mulheres se espalham rapidamente pelo mundo e seus parceiros aproveitam as medidas de distanciamento físico para isolar as vítimas dos recursos assistenciais adequados.

Acesse o artigo completo: FIGUEIREDO, Camille Pinto e DE SANTANA, Felipe Mendonça. COVID-19: One pandemic shading another. Arch Depress Anxiety, v. 7, n. 1, p. 017-019, 2021. https://dx.doi.org/10.17352/2455-5460.000061